segunda-feira, janeiro 30, 2012

A virar a página, para trás...

Custa-me, confesso que custa, andar para trás com os olhos postos na frente. Mas a vida é isto. Por vezes trata-se de voltar atrás, fazer de novo, fazer contra a nossa vontade... E é aqui, que eu espero - Juro que espero com toda a esperança da minha alma - que tudo tenha o seu motivo de ser, e que o facto de ser assim, me vá trazer um futuro próximo um pouco mais doce.
Custa-me virar uma página para trás, voltar ao capítulo que eu já tinha dado como encerrado e ter de escrever mais umas linhas. E não, não foi assim tão mau. 
Pelo contrário. Continha personagens que gostei muito. Cenários igualmente adorados. Tinha dias de Sol e uns tantos de Outono, com chuvas ligeiras.
Mas o que custa, é saber que por mais linhas que escreva, o final irá ser o mesmo. Porque não é como uma novela, não temos dois finais alternativos. O guião está traçado, não tenho escolha. Sei de antemão o final. 
A minha esperança prende-se então que as linhas que irei acrescentar durante os próximos meses da minha vida, me irão permitir escrever um próximo capítulo melhor no futuro.

A vida também é isto, é aceitar quando não podemos querer... Porque um dia, a vida muda, e quando muda, é para melhor. Sempre, para melhor.  

domingo, janeiro 08, 2012

"One Day"

Quantas vezes usamos a expressão "Um Dia..." 
"Um dia" vou fazer aquilo... Vou ali... Vou ler... Vou visitar... Vou...
Quem sabe, "Um dia" que poderá nunca chegar. 

"One Day" é o título do filme que me fez escrever este post. É mais do que isso. Fez-me ver passar em rodapé todos os meus receios aliados à fatalidade, à fragilidade da vida. 
Descreve tão bem como somos capazes de esconder os nossos sentimentos, de os ignorar - não sabendo o quão ignorantes somos em fazê-lo - de pensar que ainda não chegou a altura certa... 
Descreve como nos camuflamos, como aceitamos o caminho simples, sem reivindicar. 
Como não fazemos o que gostamos só porque pensamos não ser bons o suficiente. 
E, quando "Um dia" acordamos, e ganhamos essa coragem... E finalmente pensamos que só vale a pena viver lutando e vivendo pelo que acreditamos, tudo se desmorona, como um castelo de areia que qualquer maré derruba. 
É tarde. "Um Dia" é demasiado tarde. 
Todo o caminho que fazemos até esse "Dia" é em vão, se não for da forma que nós gostávamos que fosse, com quem nós gostávamos que fosse, a fazermos, o que nós gostávamos que fosse. 

"Um dia", "they all will be gone"... Uns primeiro, outros depois. 
E com certeza, muitas almas nos farão falta. Muitos remorsos ficarão por termos esperado demasiado por "Um dia" que nunca chegará... 
Muitos "Porquês". Muitos "E se"... 
E se... Esse dia, for já hoje? 
"Present is all you got, make the most of it". 
Amanhã poderá ser tarde... 

quinta-feira, janeiro 05, 2012

2011

2011 foi pintado numa tela que balançou entre brisas e tempestades tropicais, que teve preto e branco e até arco-íris. Teve Sol e teve Lua, teve muitos dias e algumas noites. Teve Norte, teve Sul. Teve muitas idas, muitas voltas, teve alguns sem regresso.
Teve muitos até breve, até logo, e até nunca mais.
Teve alguns momentos, alguns perenes, outros, escassos.
Teve lágrimas, muitas, doces e salgadas.
Teve sorrisos. Vai ter sempre.
Teve pessoas, más e boas.
Teve essencialmente, essência. Teve Sentimentos. Ainda tem.
Teve-me a mim, vai ter sempre.
E não, Sempre não é demasiado tempo.


Contudo, sê bem-vindo, 2012...